Patrimônio Histórico - Arquitetônico


    Tamandaré, apesar de ter - se tornado município emancipado, somente em 1996, tem sua ocupação remontando ao século XVI. As origens da Vila de Tamandaré estão ligadas à antiga escola de pesca, onde hoje funciona o CEPENE/IBAMA. Os conjuntos histórico-arquitetônicos formados pelo CEPENE,  forte e farol, ainda hoje preservam suas características de separação dos dois núcleos originais de ocupação: o primeiro conhecido como Tamandaré e o segundo como Campinas, ligados entre si pela Avenida Dr. Leopoldo Lins. Na Rua São José, ainda podem ser encontradas, casas de pescadores que guardam características originais como a varanda coberta e fechada. O Forte, mesmo que bastante danificado pelo tempo, deve ser incluído em qualquer roteiro de visita. Em seu interior, podem ser encontrados também, o farol de Tamandaré e a Igreja de Santo Inácio de Loyola.

Capela e Casa paroquial de São José de Botas - Foto: L. F. Accioly Cavalcanti
Capela e Casa Paroquial de São José de Botas - Conjunto de construções barrocas na Praia do Farinha, datadas do século XVII e tombadas pelo Patrimônio Histórico.

Museu Reviseé - Foto: J. Coimbra
Museu Reviseé - O Museu Reviseé, parte das edificações do antigo Patronato / Escola de Pesca, onde hoje funciona o CEPENE/IBAMA.
     
Museu Reviseé - Foto: J. Coimbra
Museu Reviseé - No Museu observe a coleção permanente de espécies da costa brasileira, com quadros explicativos e vídeos.
    
Capela de São Benedito - Foto: J. Coimbra
Igreja de São Benedito - Na praia dos Carneiros, protegida por amplos coqueirais, a igreja de São Benedito.
    
Antiga Casa (paroquial) - Foto: M. Serpa
Antiga Casa (paroquial) associada à Igreja de São José.
    
Capela de São José - Foto: M. Serpa
Igreja de São José - Construção barroca do século XVII, tombada pelo Patrimônio Histórico.
    
Igreja de São Pedro - Foto: J. Coimbra 
Igreja de São Pedro - Uma das construções barrocas do século XVIII, a Igreja de São Pedro domina imponente, a paisagem da praia das Campas.

Igreja de São Pedro - Foto: J. Coimbra
Igreja de São Pedro - Recentemente restaurada, a Igreja de São Pedro é uma jóia banhada pelas águas mornas da praia das Campas.

 

Fortaleza de Santo Inácio de Loyola - Foto: J. Coimbra
Fortaleza de Santo Inácio de Loyola - Construção do ano de 1646, reconstruída em 1811, faz parte da história da ocupação do território.
    
Farol de Tamandaré - Foto: J. Coimbra
Farol de Tamandaré - O Farol de Tamandaré e a Capela de Santo Inácio de Loyola, abrigados pelo Forte de Santo Inácio (em ruínas), devem constar de qualquer roteiro de visita.

Farol 2 - Foto: J. Coimbra
Farol 2 - No Forte, conheça a casa do faroleiro, os alojamentos (arruinados), a Igreja de Santo Inácio.

Farol 3 - Foto: J. Coimbra
  Farol 3 - Em primeiro plano os alojamentos e ao fundo a casa do faroleiro e o farol.